-->

terça-feira, 19 de março de 2019

Santo Antonio dos Lopes: Proprietários de alambiques são orientados a produzir cachaça de boa qualidade....

Posted By: Nelsinho Paz - março 19, 2019

Share

& Comment


Proprietários de alambiques em Santo Antonio dos Lopes são orientados a produzir cachaça de boa qualidade.
O Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Maranhão (Sindibebidas) juntamente com as instituições parceiras do Projeto Cachaça Artesanal e Tiquira do Maranhão (Cartima), realiza, sexta-feira (22), em Santo Antônio dos Lopes, o Seminário da Cachaça de Alambique. A meta é reunir cerca de 50 participantes, entre produtores, familiares de produtores, técnicos de Agronomia e estudantes de Agronegócio que estejam alinhados com as ações relacionadas à qualidade, segurança e certificação da aguardente.

Um dos principais objetivos do evento é apresentar aos participantes a importância e as vantagens de registrar as unidades produtivas e atender às exigências dos órgãos regulamentadores, a sustentabilidade do negócio, a formação da mão de obra local e geração de emprego e renda onde a fábrica é instalada.

A ação conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Santo Antônio dos Lopes, Gás do Maranhão (Gasmar), Federação das Indústrias (Fiema), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria de Indústria e Comércio, da indústria Psiu, Instituto Federal de Ensino Tecnológico (IFMA) e das cachaças Vale do Riachão, Capotira, Jacobina e Lorena.

A participação da cachaça artesanal vem crescendo no ranking dos produtos que se destacam no cenário do agronegócio maranhense e despertando a atenção do mercado nacional e internacional, mas não como commodity, a exemplo dos grãos de soja e milho e sim como bebida gourmet.

O segmento vem passando por uma mudança no perfil do consumidor, que está cada vez mais sofisticado, seletivo e exigente quanto à qualidade, sendo reconhecido com premiações importantes dentro e fora do país e a cachaça maranhense vem atendendo às exigências dos mais requintados paladares, com a participação e destaque nos maiores eventos, como no caso da Expocachaça, onde já existem bebidas maranhenses premiadas entre as melhores e grandes marcas do mercado.
Projeto Cartima – A produção das bebidas destiladas – cachaça artesanal e tiquira – no Maranhão, é uma atividade econômica importante para as regiões onde são produzidas, porém o setor ainda é caracterizado por uma forte desorganização e desinformação da maioria dos produtores.

Em estudos e ações já realizadas por algumas instituições do Maranhão, tivemos alguns, porém poucos avanços no setor, pois na maioria das vezes, as instituições agiram de formas isoladas e desconectadas, havendo assim, o desgaste de tempo e recursos financeiros.

Dessa forma, a Federação das Indústrias (Fiema), que é uma das maiores apoiadoras, propõe a integração dos Agentes e Instituições parceiras no Maranhão, para alcançar a situação desejada, no objetivo de contribuir na resolução dos entraves que existem nesse setor produtivo, promovendo o desenvolvimento através de metas palpáveis e capazes de impulsionar uma mudança e evolução no setor da cachaça e tiquira no Maranhão.


About Nelsinho Paz

Techism is an online Publication that complies Bizarre, Odd, Strange, Out of box facts about the stuff going around in the world which you may find hard to believe and understand. The Main Purpose of this site is to bring reality with a taste of entertainment

Copyright © 2017 Blog do Nelsinho™ Desenvolvido por @Pablo_oliveira_oficial (segue la).

Desenvolvido porPablo Oliveira. Built with Blogger Templates.