Prefeitos de pedreiras e Trizidela do Vale fazem....

Pedreiras: Municípios atingidos pela enchente do Rio Mearim fazem levantamento da atual situação

Visita do Governador em exercício Carlos Brandão/Foto: Sandro Vagner
Na tarde de ontem (08), o Governador em exercício, Carlos Brandão, esteve visitando os Municípios de Trizidela do Vale e Pedreiras. Antes, a comitiva sobrevoou as áreas alagadas e foi até a Barragem do Rio Flores. Sobre a ajuda do Governo do Estado, Carlos Brandão, disse que todas as medidas serão tomadas para ajudar no que for preciso.
O governo já pensando nessa situação crítica, dessas enchentes, permanentes aqui em Trizidela do Vale e Pedreiras, o governo instalou aqui uma companhia do Corpo de Bombeiros, antes, eram só  7 (sete) no Estado, e, hoje, já são 16 (dezesseis). Uma das primeiras que a gente instalou foi aqui em Trizidela do Vale, exatamente para ter o suporte que a gente precisa, não só vir aqui, só na época das enchentes, tem aqui, permanente.” Concluiu. 
O governador em exercício pediu aos administradores Fred Maia (Trizidela do Vale) e de Pedreiras, Antônio França, a elaboração de uma homologação sobre Decreto de Emergência, somente assim, o Estado poderá ajudar dentro da brevidade possível, com mantimentos, como por exemplo: colchões, filtros, redes e cestas básicas.
Fred Maia e Carlos Brandão/Foto: Sandro Vagner
A situação em Trizidela do Vale, até ontem (8), segundo o Prefeito Fred Maia, é essa: Ao todo são oitenta e uma famílias acolhidas em abrigos e em casas de amigos e parentes, mas nenhuma ficará sem assistência do Município, que vem ajudando no quer for necessário, inclusive, em cada abrigo, segundo o gestor, dispõe de duas pessoas que mantém a equipe de apoio sempre informada das necessidades.
Em Pedreiras, segundo levantamento da equipe de emergência, através da Secretaria de Assistência Social, já são oitenta e sete famílias desabrigadas pelo o Rio Mearim, incluindo em abrigos e em casas de parentes. Levantamento realizado até à noite de ontem (08).
Carlos Brando e Antônio França/Foto: Nicielly Aguiar
Sobre o Município ocupar algumas escolas, a Secretária de Administração, Socorro Rios, disse o seguinte:
Nós entendemos, que realmente não seria bom ocupar as escolas, para cumprir os 200 dias letivos, mas nós entendemos o seguinte; a LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ela prevê 200 dias letivos, numa situação normal, mas nós estamos vivendo uma situação atípica, o importante nessa hora é priorizar a vida“. Disse a Secretária de Administração.
Rawlisson (Conselheiro Tutelar), Vereador Gard Furtado, Marcus Louro (Gestor Regional de Saúde de Pedreiras); Éverson Veloso (Vice-prefeito de Pedreiras); Vereadores Didi Motos e Ceiça/Foto: Sandro Vagner
O Vice-prefeito de Pedreiras, Éverson Veloso, Gestor Regional de Saúde, Marcus Louro; Secretários, Vereadores e outras autoridades, acompanharam a visita do Governador em exercício, Carlos Brandão.
Hoje (09), segundo informações repassadas ao Blog, através da Defesa Civil de Trizidela do Vale, o nível do Rio Mearim baixou 09cm. Atualmente está com 7,11m, apenas 5,15m (acima do nível normal) aferimento realizado as 06:50h, desta segunda-feira (09).

Fonte; blog do Sandro Vagner.

Nenhum comentário: