-->

sexta-feira, 30 de março de 2018

Famílias ficam desabrigadas apos rio Mearim transborda em Pedreiras....

Posted By: Nelsinho Paz - março 30, 2018

Share

& Comment

Famílias ficam desabrigadas após rio Mearim transbordar em Pedreiras-MA



 

Nas últimas horas o nível do Rio Mearim subiu bastante. Na quinta-feira da semana passada a medida era de 3,18 metros; já nesta quinta-feira era de 5,99. Nesta sexta-feira (30/03) subiu ainda mais, passando a 6,46 metros de água, sendo o maior volume registrado neste ano. Somente nos últimos dois dias, houve 94 centímetros de alta das águas, com isso, a Equipe de Emergência das Enchentes de Pedreiras, formada pelos secretários e assessores municipais, Defesa Civil e outros órgãos, iniciou imediatamente o trabalho de assistência à população ribeirinha.



Algumas famílias começaram a ser transferidas para abrigos devidamente preparados pela Prefeitura de Pedreiras e Defesa Civil, contando ainda com serviços de transporte, cestas básicas de alimentos e todo o acompanhamento necessário. Em torno de 20 famílias já foram deslocadas, a maioria delas para a Escola Naíse Trindade, outras estão na casa de familiares.


Embora a situação requeira cuidados, é necessário ressaltar que não há motivos para pânico, pois todo o trabalho está sendo feito pela equipe, desde o acompanhamento até o atendimento aos atingidos pelas cheias do Mearim. Algumas famílias já estão abrigadas, mas outras estão aguardando se as águas ainda subirão para desocuparem suas casas, como é o caso do aposentado Francisco Carvalho, 80 anos, morador da Rua São Pedro, no Matadouro. Na mesma rua, o morador Luis Sousa também prefere esperar um pouco mais, porque sua casa é mais alta, mas ele considera que as águas subiram muito. “Já passei por várias enchentes aqui, e é sempre assim, o rio sobe e desce, a gente muda, mas vou esperar mais um pouco”, disse.


José Martins, da Defesa Civil falou que todos os esforços estão sendo feitos para atender aos atingidos. “Estamos desde a madrugada de hoje trabalhando e todos já estão colocados nos abrigos, e pelo nosso acompanhamento, de hoje para amanhã a previsão é de menos de chuvas. A tendência é ainda subir um pouco, mas nos próximos dias voltar a baixar”, disse.


O coordenador da equipe, José Wilson (Fifa) explica as ações. “Estamos mobilizados e organizados desde as primeiras ameaças de enchente, e agora todos estão mobilizados, juntamente com o prefeito Antônio França. Fico muito feliz porque todo o governo ‘Honra e Trabalho’, secretários, assessores e servidores, enfim toda a equipe está empenhada, presente, participando, ajudando e prestando atendimento aos que precisam. Quem precisar e não encontrar alguém da equipe por perto, é só nos procurar no QG montado da Secretaria de Assistência Social, na Praça do Jardim, ou ligar para o telefone 98234-8369, que estamos 24 horas de prontidão”, afirmou.

“A equipe tem mostrado compromisso, e com as informações da Defesa Civil sobre a subida das águas, iniciamos as ações na madrugada de hoje, e estamos concluindo as mudanças aqui no Matadouro. Essa é a verdadeira política de servir ao próximo. Todos os membros do governo estão empenhados, e eu sou um membro desta equipe, como gestor e como cidadão, estarei sempre por perto. Há muitos anos faço parte do trabalho de apoio aos desabrigados, então agora não poderia ser diferente. Estamos acompanhando ainda outros pontos, juntamente com a equipe, como é o caso do Boiadão, que por enquanto está tudo tranquilo, e na zona rural, em Eiras e Baixa Fria, próximo ao Angical, também vamos vistoriar hoje para ver a situação. Estamos acompanhando e fazendo todo o trabalho de assistência aos desabrigados”, afirmou o prefeito Antônio França.

 ASCOM de Pedreiras-MA














About Nelsinho Paz

Techism is an online Publication that complies Bizarre, Odd, Strange, Out of box facts about the stuff going around in the world which you may find hard to believe and understand. The Main Purpose of this site is to bring reality with a taste of entertainment

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2017 Blog do Nelsinho™ Desenvolvido por @Pablo_oliveira_oficial (segue la).

Desenvolvido porPablo Oliveira. Built with Blogger Templates.