domingo, 3 de dezembro de 2017

Predreiras sediará mostra e ofiina de cinema....



O cinema maranhense está passando por um processo de extrema importância e tal quadro se reafirma com o aumento de festivais de cinema, oficinas de capacitação cinematográfica, a fundação de uma associação (APROCIMA – Associação dos Produtores e Cineastas do Maranhão) após, em janeiro de 2015, a visita do atual diretor da Agência de Desenvolvimento para o Cinema Nacional (AnCINE), Manoel Rangel, prestando total apoio ao desenvolvimento da produção local e o início do primeiro curso de formação continuada voltado para o cinema, em 2015 pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de fundar a primeira Escola de Cinema do Maranhão.

A MOSTRA PRACINE visa selecionar e exibir filmes de ficção, animação, documentário, experimental, vídeo-dança ou vídeo-arte de produção primordialmente maranhense, em bairros, municípios e povoados de todo o estado previamente estudados e escolhidos, onde o acesso ao audiovisual/cinema seja escasso ou nulo. As sessões ocorrerão em espaços públicos, tais como instituições cedidas, praças, associações e instituições públicas. O PraCine propõe levar e divulgar um acervo de produção cinematográfica maranhense e nacional de maneira gratuita. Com a exibição dos filmes pretende-se, ainda, despertar o interesse da população e talentos para o audiovisual, o contato com realizadores, o acesso ao conhecimento, a curiosidade do fazer cinema. Através de contato e possibilidade prévia,realizadores dos filmes estarão presentes nas exibições para que compartilhem suas experiências com o público.

Neste ano, juntamente com o IEMA/UV Pedreiras, estaremos realizando mostras de filmes maranhenses e também com a realização de uma oficina para jovens e adultos (Como fazer cinema?), que busca direcionar o olhar do jovem para a sétima arte, além de ser um novo conhecimento adquirido, como pré-produção, produção e pós produção. O cineasta Josh Baconi será o ministrante da oficina.

Segue o cronograma do evento:

DATA: 05/12/2017

MOSTRA DE ANIMAÇÃO PRACINE!:

– A PEQUENA HISTÓRIA DE ANA JANSEN, Beto Nicácio, 2016, ANI, 5’30”, MA, LIVRE 
– CHIAROSCURO, Daniel Drummond, 2014, ANI, 7’48”, MA, LIVRE 
– BALAIADA, Beto Nicácio, 2016, ANI, 9”’, MA, LIVRE 
– A LENDA DE DOM SEBASTIÃO, João Custodes, 2016, ANI, 1′, MA, LIVRE 
– UPAON-AÇU, SAINT LOUIS, Joaquim Haickel, 2012, ANI, 11’13”, MA, LIVRE 
– BOLINHA ANIMADA, João Custodes, 1’38”, ANI, MA, LIVRE

MOSTRA OFICIAL PRACINE!:

– A CARRUAGEM DE DONANA, Josh Baconi, 2013, 15′, FIC, LIVRE 
– NO INTERIOR DA MINHA MÃE, Lucas Sá, 2013, 17’55”, DOC, LIVRE 
– MULEQUE TÁ DOIDO, Erlanes Duarte, 2014, FIC, 123”, LIVRE

Durante a noite, estaremos exibindo os melhores curta-metragens eleitos pelo público.

Fonte: Sandro Vagner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário