sábado, 9 de dezembro de 2017

Curso de engenharia aeroespacial será implantado na UFMA....


Curso de Engenharia Aeroespacial será implantado na UFMA





Foi assinado convênio entre o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para a implantação do Curso de Engenharia Aeroespacial na UFMA.

A parceria técnica possibilitará suporte acadêmico e infraestrutura espacial para a formação de profissionais capacitados para o setor aeroespacial, em pesquisas, lançamentos, rastreio de veículos espaciais e coleta e processamento de dados. Como ação imediata, o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) representaria o primeiro ciclo da implantação do curso de Engenharia Aeroespacial. O segundo ciclo será fomentado pelos professores da UFMA e ITA, com apoio técnico do CLA.

Estiveram presentes na assinatura a reitora da UFMA, Nair Portela; o comandante do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), Luciano Valentim Rechiuti; o diretor geral do Departamento Ciência e Tecnologia Aeroespacial, o Major-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro Correia; e o deputado federal José Reinaldo.

O reitor do ITA, Anderson Correia, ressaltou a inovação que ocorrerá com o novo curso. “O curso será voltado para o lançamento de foguetes e rastreio, então é algo inédito para o Brasil. Agradeço a todos pelo esforço, pois algo dessa magnitude só pode ser feito em equipe”, destacou.

Também esteve presente o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e Inovação da UFMA, o professor Alan Kardec; o presidente da Agência Executiva Metropolitana, Pedro Lucas Fernandes, e diversas autoridades do programa aeroespacial brasileiro, docentes da UFMA e diretores do CLA.

Fonte: MA10

Nenhum comentário:

Postar um comentário